Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Semáforo



Era para ser simples.

Uma caixa retangular, com três círculos de luzes coloridas e o objetivo de facilitar o acesso de passagens em zonas de intersecção.

Quando a luz vermelha está acesa, o condutor de um veículo deve parar e esperar que a luz verde acenda e, somente com a luz verde acesa, prosseguir. Entre o apagar da luz verde e acender a luz vermelha, geralmente acende outra luz, uma amarela que significa atenção, prepare-se para parar seu veículo.

A esse instrumento dá-se o nome de semáforo, conhecido também por sinal, farol, sinaleiro.
É utilizado em praticamente no mundo todo, mas parece que em Porto Velho, pelo menos nesta época, é confundido com enfeite de Natal.

Conta-se nos dedos os veículos que seguem a risca à sinalização.
Recentemente, em cinco minutos de trajeto, passei por três cruzamentos cujos semáforos ou já estavam ou ficaram naquele momento no vermelho e, somente eu parei. Confesso que cheguei a pensar: Será que estou confundindo as cores? Fiquei daltônica? As motocicletas, bom essas nem contam, passavam em disparada e os veículos que vinham atrás de mim passavam direto.

Não, não estava acessa aquela setinha verde para que os condutores que seguirem em frente passem e aqueles que pretendem virar a esquina, parem. Os semáforos estavam totalmente vermelhos, mesmo.

É incrível, como as pessoas agem como se não existissem os sinaleiros. Mas o mais preocupante é que, se os motoristas portovelhenses (me perdoem os que conhecem, pois há exceções) mal conhecem o funcionamento normal de um semáforo, o que pensam dos semáforos instalados recentemente, na rotatória da Campos Sales com a BR 364? Aqueles sim devem ser luzes natalinas, pois ficam vermelho e verde ao mesmo tempo.

Ali há dois semáforos para quem vem da mesma direção. Um para quem vai seguir a rotatória e outro para quem vai seguir a Campos Sales. Quando um fica verde e outro vermelho, todos seguem indiferentes ao alerta e ao caminho a seguir.

Logo na sequência todos ficam vermelhos, os dois para quem vem da avenida Campos Sales e o terceiro para quem vem da BR 364, sentido Rio Branco/Porto Velho.

Provavelmente essa deve ser a vez do pedestre, apesar de não haver nenhuma faixa de pedestre na via, mas ao parar quando esses semáforos estão vermelhos fica-se mais confuso ainda, pois te olham feio, xingam e ainda te ultrapassam para cometer a infração.

Porto Velho está crescendo e com ele os problemas típicos de uma cidade grande. Mas com a gama de veículos que estão chegando por conta das usinas a coisa começa a ficar mais complicada.

Hoje, quando menos se espera, há um veículo do seu lado. Se as pessoas que por aqui transitam não começarem a respeitar as regras, os acidentes aumentarão muito. E olha que já não são poucos.