Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Encontro reúne “twitteiros” em Porto Velho


Foto: Eliane

O 1.º Encontro de Twitteiros Culturais (ETC), realizado dia 17 de dezembro, no Teatro Banzeiros, reuniu pessoas de alto nível para um bate-papo informal sobre o Poder de Informação no Twitter.


Realizado, em Rondônia, por Bethânia Diniz e Daiana Souza, o evento aconteceu simultaneamente, em Rio Branco, no Acre, sob o comando de Andrea Zílio

Para debater o tema proposto foram convidados: o jornalista, escritor, editor e empresário-chefe do Site de Informações Rondoniaovivo, Marcos Souza e professor assistente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), mestre em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) -Campus Marília-SP, filósofo Vicente Marçal.

Para Marcos Souza o Twitter traz para o jornalista a possibilidade de se trabalhar em dois aspectos: o comercial, onde pode-se divulgar as noticias e o pessoal, onde o profissional pode expor suas idéias. “Estamos vivendo uma revolução”, disse o jornalista, lembrando que antes de tudo é preciso pensar nos receptores desse canal de informação.

Vicente Marçal levou a discussão para duas linhas de raciocínio: A construção coletiva do conhecimento, onde as pessoas adquirem rapidamente e de forma simultânea, conhecimento dos mais diversos segmentos, e o aspecto relacional, onde diferentemente do que pensam alguns, a internet não antissocializa as pessoas. Muito pelo contrário, aproxima mais e cria novos relacionamentos.

Um grande exemplo desse aspecto relacional está nesse mesmo grupo que, não satisfeitos em apenas trocar informações pela internet resolveram se conhecer pessoalmente no que eles chamam de "Twittercontro". Três já foram realizados em Porto Velho e, a cada um deles, o número de pessoas participantes aumentou.

Muitos, após se conhecerem nesse encontro, tornaram-se grandes amigos e normalmente são vistos juntos em atividades artísticas, literárias e culturais pela cidade.

O Twitter veio mesmo para revolucionar a internet, o meio de informação e as pessoas. Hoje, com o twitter, não há limites, mas deve haver respeito.