Trabalhadores executam assentamento de dormentes e trilhos em
trecho da
ferrovia Madeira-Mamoré.
(Coleção de negativos de Dana B. Merril )
|
Atenção diretores e diretoras das escolas públicas municipais e estaduais de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim, preparem seus alunos, vem ai o “1º Concurso de redação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”. As três melhores redações feitas por estudantes ganharão premiações individuais que vão desde kits escolares, kits de leitura sobre nossa história regional. Já as escolas, cujos estudantes representam, terão como premiação da organização: sessões de filmes infantis e regionais na Mostra de Cinema Infantil em outubro no mês das crianças em suas respectivas escolas. Podem participar escolas da área urbana e rural de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim. O tema do concurso da redação é: “O Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”.
Segundo Lucília Gomes, membro da entidade organizadora do concurso de redação, “o objetivo é promover o estímulo à criação através da escrita e leitura e estabelecer o conhecimento sobre nossa história regional contada pela comunidade estudantil dos três municípios e difundida posteriormente nos demais municípios do Estado de Rondônia. Nesse ano, estamos prestigiando o tema “Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré” através desse concurso de redação, além de estarmos fortalecendo o cinema nacional na formação de platéia com as exibições nas comunidades envolvidas, valorizando e difundindo nossa memória".
Todas as redações serão catalogadas e doadas às bibliotecas e secretarias municipais em todo o estado de Rondônia para leitura e pesquisa de nossa comunidade rondoniense. O mínimo para o desenvolvimento da redação será de 20 linhas e o máximo de 30 linhas. Sendo permitida somente uma redação por estudante de cada escola.
As redações podem ser enviadas a partir de 15 de janeiro a 15 de abril de 2012 sendo a data final da postagem e entrega na sede da entidade. O resultado dos vencedores do concurso de redação e as escolas que receberão as exibições de filmes serão divulgados durante o 3º Festival de Cinema Curta Amazônia no mês de junho que tem como patrocinador oficial do festival a Eletrosul-Eletrobrás do Governo Federal. A iniciativa da promoção cultural é da Associação Curta Amazônia com apoio da Shiny Star presentes, Guaraná Antarctica, colaboradores Nda Comunicações e o fotógrafo rondoniense Luiz Brito.
Todas as redações serão analisadas por uma banca de profissionais da área cultural e educacional. O endereço para o envio das redações é: Associação Curta Amazônia - Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Baixa União, Cep: 76.805-862, Porto Velho/RO. As redações podem ser entregue em blocos por escola ou individual via Correios. Mais informações no email: curtamazonia1@yahoo.com.br.
da assessoria